SOCIAL MEDIA

04 semanas de desafios para a sua classe



Quem é professor há algum tempo, sabe: às vezes, os alunos da EBD entram numa rotina e, semana após semana, parece que a classe estagnou. Nessa hora, uma estratégia possível é promover uma gincana com desafios. Porém, longe de ser uma competição de uns contra os outros, esta gincana promove a cooperação entre os alunos. 


DESAFIO nº 1100% de frequência 



Toda a classe deve se engajar em participar da próxima aula. Os mais assíduos podem procurar os mais faltosos. Se um irmão mora perto de outro, que tal oferecer uma carona ou marcarem de irem juntos à EBD? O importante aqui é valorizar a presença de todos.



DESAFIO nº 2100% de lição estudada




O segundo desafio se refere ao estudo da lição em casa. Todos os alunos devem chegar à aula tendo estudado a lição. Vale fazer o estudo individualmente ou mesmo em duplas ou grupos durante a semana. Eles perceberão que a aula flui melhor quando ela é um compartilhamento e não uma mera exposição do conteúdo pelo professor.


DESAFIO nº 3100% de leitura bíblica diária



A leitura diária da Bíblia promove o crescimento pessoal do cristão. Por meio das Escrituras, ele recebe a orientação de Deus para seu dia e identifica o que precisa ser corrigido. Uma classe que lê a Bíblia diariamente é uma classe que caminha junto para a maturidade.


DESAFIO nº 4Convidar alguém que não frequenta a EBD



Até hoje eu não conheci nenhuma igreja que tenha 100% de frequência da membresia na EBD. Isso acontece por diversos fatores. Mas uma forma de ajudar a mudar esse quadro é usar a gincana para conquistar novos alunos. Para isso, incentive os alunos a convidarem alguém da igreja ou até mesmo um não-crente (lembre-se de que a EBD começou assim) para participar da classe. Afinal, o que é bom a gente compartilha! 


03 dicas para incentivar a turma:



1. Use as redes sociais (Whatsapp, Facebook, Twitter, etc.) para lembrar os alunos dos desafios semanais. Poste a referência da leitura diária, incentive os que estão desanimados... Se o seu grupo não usa redes sociais, tente telefonar para os alunos mais desanimados para incentivá-los ou fale com eles nos cultos durante a semana.



2. Crie um quadro para registrar as conquistas de cada semana. 

3. Na quarta semana ou na semana seguinte ao quarto desafio, promova um encerramento, valorizando o esforço de cada um. Combine com os alunos de levarem algo para contribuir com um café da manhã ou um lanche juntos. Se for possível, providencie uma lembrancinha ou um troféu; algo que represente o fim dessa jornada de desafios. Abra um espaço para que os alunos compartilhem como foi a experiência de participar dos desafios. 


E aí? Você costuma promover gincanas com a turma? Como é a experiência? Comente aqui embaixo!


Nenhum comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *