SOCIAL MEDIA

Jesus restaura uma família - a libertação do endemoniado gadareno (Marcos 5)


Os milagres de Jesus curaram enfermos, alimentaram multidões e libertaram oprimidos. Mas o que nos passa despercebido na leitura dos milagres são os efeitos deles na sociedade e na família. No caso da cura do endemoniado gadareno, relatado em Marcos 5.1-20, vemos o que o diabo fez para destruir uma família e como Jesus a restaurou.

O texto relata o encontro de Jesus com um homem que vivia possesso por vários demônios. Por causa disso, ele vivia entre as sepulturas, afastado do convívio social e familiar. Mas aquele foi um dia decisivo em sua vida.

O que o diabo faz com as pessoas?


Jesus afirmou que o diabo trabalha para destruir a vida das pessoas, pois ele veio para matar, roubar e destruir (João 10.10). O caso do endemoniado gadareno é um exemplo disso. 

O diabo trabalha para destruir a família - aquele homem não vivia mais em casa. O texto diz que ele andava nos sepulcros (Marcos 5.2). Sepulcro é caminho de morte. Ele representava o homem que, andando sem Deus, caminha em direção à morte. Além disso, ele não tinha mais uma família. 

O diabo trabalha para destruir os relacionamentos sociais - o homem já não tinha mais amigos. Sua condição de endemoniado era tão grave que ele já não era mais aceito em nenhum lugar. Ele se tornou solitário de pessoas, acompanhado por demônios. Isolar a pessoa, minando seus relacionamentos, é uma estratégia diabólica para destruir vidas. Sem apoio, a tendência é de a pessoa se afundar cada vez mais.

O diabo trabalha para destruir a saúde física, emocional e espiritual, roubando a paz - o texto de Marcos diz, no versículo 5, que o homem se flagelava. Ele se "feria com pedras". Depois de ferir tanta gente, ele passou a se ferir. Além disso, havia se tornado um homem violento, que ninguém podia subjugar (Marcos 5.4)

Seu comportamento era de uma pessoa completamente fora de si. O evangelista Lucas registra que ele havia perdido o pudor, pois andava nu (Lucas 8.27). Era um homem atormentado, que "andava sempre de dia e de noite, clamando por entre os sepulcros e pelos montes" (Marcos 5.5). Não havia descanso para a sua mente e nem para a sua alma. Vivia perturbado e sua própria fisionomia demonstrava isso.

O diabo trabalha para escravizar as pessoas - aquele homem estava totalmente escravizado por Satanás. Não se tratava de apenas um demônio, mas de uma casta ou legião, ou seja, mais de 6 mil demônios! Legião era um termo romano usado para identificar um exército de invasão. Por onde uma legião passasse, sua ação era marcada pela crueldade e pela destruição. 

No caso do endemoniado, havia um exército de Satanás alojado em uma só pessoa. Aquele homem havia se tornado marionete do diabo, que o transformou num morto-vivo, morando num cemitério, sem esperança. Qual o valor de uma vida para Satanás? Nenhum!

O que a sociedade faz com as pessoas?


A sociedade afastou o homem do convívio social - Ele foi tirado de sua família e impedido de entrar na cidade. Ele foi considerado um caso perdido, alguém irrecuperável. A população de Gadara excluiu aquele homem.

Em nosso país, ainda hoje, muitas pessoas são vistas assim. Elas estão à margem da sociedade. Apesar de não viverem fora das cidades, são "invisíveis". Vivem estigmatizadas e ignoradas pela sociedade. O impressionante é que, se prestarmos atenção ao ministério terreno de Jesus, veremos que era exatamente com essas que Jesus trabalhava. 

Você consegue identificar os excluídos da nossa sociedade? O que tem feito para promover a restauração deles?

A sociedade acorrentou o homem - a prisão foi o melhor remédio encontrado pela população de Gadara. Era mais fácil prendê-lo e tirá-lo das vistas. Colocaram correntes em suas mãos e pés, mas nem mesmo a prisão pôde detê-lo.

Hoje em dia, a sociedade muitas vezes procura a solução mais fácil ao lidar com os excluídos, mas isso não gera transformação de vidas. O que a igreja de Cristo pode fazer nesse sentido?

A sociedade deu mais valor aos porcos do que ao homem - o texto afirma que a libertação daquele homem provocou revolta em parte da população, porque implicou na morte dos porcos, que eram comercializados. Veja a inversão de valores: os porcos valiam mais que uma ser humano! 

O que Jesus faz com as pessoas?


Jesus amou e valorizou aquele homem - Jesus faz um trajeto perigoso para salvar um único homem. O Mestre enfrentou uma tempestade para chegar naquele lugar, onde muitos talvez tivessem medo de ir. 

Jesus foi à Gadara, uma cidade considerada gentia pelos judeus naquela época. Eles consideravam-na uma cidade de pecadores, uma cidade impura. Isso se deve também ao fato de que aquelas terras eram usadas para a criação de porcos, considerados impuros pela lei mosaica. Assim, um judeu jamais pisaria naquele lugar. Mas Jesus muda seu itinerário, rompe com o tradicionalismo e com as estruturas sociais para salvar um homem, porque para Deus aquela vida é muito preciosa!

Você compreende o valor de uma vida para Deus? Tem valorizado as pessoas como Deus valoriza?

Jesus libertou completamente o homem - os demônios não ofereceram nenhuma resistência a Jesus porque sabiam que não tinham a menor condição para tal. Onde Jesus se faz presente, o diabo bate em retirada. Onde há luz, as trevas se dissipam (1 João 3.8)

Jesus devolveu-lhe a dignidade (Marcos 5.15) - aquele que antes andava correndo angustiado, agora está sentado; aquele que andava gritando e clamando dia e noite, agora está em silêncio; aquele que escandalizava a todos correndo nu, está vestido; aquele que tinha comportamentos insanos, está em perfeito juízo; aquele que se mostrava violento, é agora uma pessoa dócil e sociável; aquele que pediu para que Jesus se afastasse, agora deseja segui-lo.

Jesus deu-lhe uma missão (Marcos 5.18-20) - aquele homem deveria voltar para casa e reconstruir o seu lar, refazer a sua vida. Esse é o maior de todos os milagres! Jesus restaurou sua saúde física, mental, emocional e espiritual e agora o envia para restaurar sua família! 

Imagine o sofrimento que os familiares daquele homem passaram enquanto ele vivia sob o domínio de Satanás e a alegria em reencontrá-lo em perfeito estado! O impacto da libertação daquele homem certamente impactou sua família e seus conhecidos. 

Assim como Jesus agiu, nós devemos agir também. Precisamos ir ao encontro das pessoas excluídas e levar a restauração que só Jesus pode dar!

-----------

Gostou desse estudo? Deixe um comentário e compartilhe nas redes sociais com os botões aqui embaixo! Isso nos incentiva a continuar produzindo conteúdo de qualidade para você!

Um comentário:

  1. Anônimo24/4/25

    maravilho e desse jeito so jesus pode transfomar o homem

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *