Quando vamos ensinar sobre justiça, misericórdia e graça, frequentemente temos dificuldade em explicar esses termos. E já que uma imagem vale mais que mil palavras, a ilustração abaixo certamente te ajudará a apresentar esses conceitos para a turma.
Vale lembrar que justiça, misericórdia e graça são conceitos teológicos riquíssimos e cada um deles sozinho já renderia muitos estudos. A ilustração aqui não pretende preencher a lacuna de um estudo mais aprofundado do tema, mas apenas ajudar a compreensão.
O que um bolo pode ensinar sobre justiça, misericórdia e graça?
Certo dia, a mãe fez um delicioso bolo de chocolate e disse ao filho, uma linda criança de 10 anos: eu preciso ir ao mercado. Não mexa no bolo até eu voltar, ok? Seu pai está na garagem. Se precisar de alguma coisa, fale com ele.
Mas quando o pai foi ver o que o filho estava fazendo, encontrou-o todo lambuzado após ter comido uma bela fatia do bolo. E ali ele decidiu ensinar ao filho uma lição sobre justiça, misericórdia e graça. Ele disse:
- Filho, o que você fez foi errado. Você desobedeceu à sua mãe e comeu o bolo. Você entende isso?
- Sim, papai.
- Pela sua desobediência, você merece ficar de castigo como punição pelo seu erro. Isso é justiça. Mas, apesar de ter errado, eu não vou te colocar de castigo. Isso é misericórdia. E além disso, apesar de você não merecer, eu vou te levar para tomar sorvete. Isso é graça.
Deus faz o mesmo conosco
Nós merecíamos o castigo pelos nossos pecados (Romanos 3.23; Romanos 6.23). E isso seria justo. Mas Deus é misericordioso e nos perdoa, não nos imputando o castigo devido. (1 Pedro 2.10; Salmo 57.10; Romanos 8.1). E mais: pela Sua graça, Ele nos salva e nos dá uma vida abundante que começa aqui e continua no céu por toda eternidade. (Efésios 2.8; Romanos 6.14; Tito 2.11; João 10.10).
Gostou da ilustração? Compartilhe com seus amigos usando os botões abaixo. E comente aqui: você tem outras ilustrações sobre justiça, misericórdia e graça?

Nenhum comentário