SOCIAL MEDIA

Como ler os livros proféticos


Você já teve dificuldade para compreender um texto de algum dos livros proféticos? Sabe quem eram e qual era a função dos profetas? Quer conhecer dicas para a interpretação dos textos proféticos? Então, continue lendo este artigo.

Observação importante: Como um site de confissão protestante, tomamos por base aqui a Bíblia com 66 livros.

Quem foram os profetas?


Antigamente, Deus falou, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, mas nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também fez o universo. (Hebreus 1.1-2)

Profeta é uma pessoa que Deus levanta para anunciar Sua mensagem ao povo. Os profetas ocuparam uma posição única na história do povo de Israel, pois serviram como porta-vozes de Deus aos israelitas em momentos de crise nacional. Frequentemente eram chamados de homens de Deus, título que aparece cerca de 70 vezes no Antigo Testamento.

Os livros proféticos compõem um terço do Antigo Testamento. Mas é importante destacar que nem todos os profetas escreveram livros, como no caso de Elias, Eliseu, Natã e João Batista, por exemplo.

Divisão literária 


Os livros proféticos classificam-se em Profetas Maiores e Profetas Menores. Isso não significa que uns sejam mais importantes que outros, mas que uns livros têm mais capítulos que outros.

* Profetas Maiores: Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel.

* Profetas Menores: Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. 

Períodos

Os livros proféticos também podem ser classificados quanto ao período em que foram escritos: se antes, durante ou depois do exílio babilônico. Sobre o surgimento e a duração do ministério profético do Antigo Testamento, Alex Varughese¹ afirma

Durante o oitavo século a.C., a profecia tornou-se um fenômeno religioso contínuo em Israel. A liderança profética e o desenvolvimento literário dos Livros Proféticos continuaram durante meados do quinto século a.C. Estudiosos classificam esse período como o período clássico da profecia em Israel (800 - 450 a.C.). Os profetas canônicos pertencem a esse período.

* Profetas pré-exílio: Isaías, Jeremias, Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias.

* Profetas durante o exílio: Daniel e Ezequiel.

* Profetas pós-exílio: Ageu, Zacarias e Malaquias.

Interpretação dos livros proféticos

A mensagem profética, por vezes, é mal interpretada porque o leitor desconhece o contexto específico da profecia ou não faz um bom trabalho de estudo bíblico. 

Diante disso, como podemos interpretar os textos proféticos? Confira 3 dicas:

1. Observe os contextos (histórico, textual e geográfico) - leia o livro como um todo, procure textos relacionados ao assunto. Algumas Bíblias trazem notas de rodapé ou no meio da página com textos relacionados. Leia-os! Não fique apenas em um versículo. Observe também os mapas da época. Alguns lugares da época têm o mesmo nome de cidades ou países atuais, mas não ficam na mesma região. Um exemplo disso é a Síria de hoje, que não é a mesma Síria de antes.

2.  Identifique os personagens - quem são as pessoas ou reinos envolvidos na profecia? O que aconteceu com eles? Isso ajuda a entender se a profecia já foi cumprida ou não.

3.  Lembre-se da função do profeta - eles eram mensageiros em tempos de crises. Menos que 2% da profecia do AT é messiânica. Menos que 5% especificamente fala sobre a Nova Aliança. E menos de 1% das profecias dizem respeito a eventos ainda vindouros. Podemos aprender com as lições do passado, mas devemos ter cuidado ao afirmar que "o profeta disse que isso ou aquilo vai acontecer". 



Gostou desse conteúdo? Ficou com alguma dúvida ou quer sugerir um post? Então, deixe um comentário aqui embaixo. E, se achou bom o nosso conteúdo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais usando os botões abaixo.
 ___________
 ¹ VARUGHESE, Alex (ed). Descobrindo a Bíblia. Rio de Janeiro: Central Gospel, 2012.

Nenhum comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *