SOCIAL MEDIA

Quem foi Ananias (Atos 9.10-19)?


As páginas da Bíblia estão cheias de personagens que foram importantíssimos em momentos cruciais da história. Porém, nem todos são muito conhecidos. Por isso, lançamos hoje um novo tipo de postagem para falar dessas pessoas. E começamos com Ananias, um discípulo corajoso.

A Bíblia registra 5 Ananias, mas aquele de quem falaremos hoje é o que aparece em Atos 9.10-19. Ele era um discípulo que vivia em Damasco e foi instruído por Deus em uma visão para ir até Saulo de Tarso e restaurar-lhe a visão, batizá-lo e apresentá-lo aos cristãos. Esse contato com Saulo (posteriormente Paulo) foi tão decisivo que Paulo, ao dar seu testemunho, descreve Ananias como um "homem piedoso conforme a lei, que tinha bom  testemunho de todos os judeus" em Damasco (Atos 22.12-16).

Mas por que Ananias marcou tanto a vida de Paulo?


Ananias tinha a piedade como um estilo de vida. Essa atitude aponta para duas direções: por um lado significa que ele adorava e se relacionava com Deus e, por outro lado, indica que ele era um discípulo que servia ao seu próximo. 

Mais tarde, Paulo orientando Timóteo, diz: "...exercite-se na piedade. O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura". (1 Timóteo 4.7,8)

Essa vida de piedade permitiu que Ananias compreendesse a visão que recebeu do próprio Jesus. Por meio dela, o Senhor falou pessoalmente com seu discípulo, revelando seus planos e esclarecendo como desejava usá-lo para impactar a vida de um homem perigoso chamado Saulo. 

Vale lembrar que, nessa época, Saulo era um perseguidor da igreja. Ele ia de casa em casa para levar presos aqueles que seguiam a Jesus (Atos 8.3) e esteve presente, consentindo na morte de Estevão (Atos 8.1).

Imagine-se, então, no lugar de Ananias: você está seguindo sua vida, tranquilo, e Deus te manda procurar um homem perigoso, conhecido por prender cristãos. O que você faria? Ananias, como um discípulo piedoso, compreendeu os planos de Deus. Ele demonstrou preocupação por Saulo ser um perseguidor da igreja, mas foi tranquilizado pelo Senhor de que aquilo não era uma armadilha, mas sim obra de Deus. Somente um discípulo que desfruta diariamente do relacionamento com Deus sabe discernir a voz do Senhor em meio às preocupações. Ananias entendeu que Deus estava no controle e não ficou questionando. Ele obedeceu.

Quando encontrou Saulo, o tratou como membro da família de Deus. Orou e o abençoou. As escamas dos olhos de Saulo caíram, ele foi cheio do Espírito Santo e logo em seguida foi batizado. Depois, Ananias o apresentou aos outros discípulos em Damasco. Ali começava a história de Paulo, um dos mais influentes discípulos de Jesus da história.

Nenhum comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *