Primeiro dia de aula com uma nova turma? Recebeu muitos alunos novos? Uma dinâmica pode ajudar a quebrar o gelo inicial. Confira abaixo:
1. Nome e sobrenome
A atividade é própria para o primeiro encontro do grupo. Reúna os participantes em círculo e inicie dando o seu nome, seguido de um adjetivo que comece com a primeira letra do nome e de alguma forma descreva a sua pessoa (p.ex.: Fernando Feliz, Cristina Criativa, Bernardo Bonito, etc...). A pessoa ao lado repete o seu "nome e sobrenome" e acrescenta o dela. A atividade prossegue ao redor do círculo com cada pessoa tentando lembrar o "nome e sobrenome" daquelas que a antecederam, para depois acrescentar o seu próprio.
2. Metade certa
Material: Figuras cortadas ao meio (podem ser páginas de revista)
Atividade: Distribua entre os participantes pedaços de figuras partidas ao meio e peça-lhes para encontrarem a pessoa que está com a outra metade. Procure selecionar figuras cuja identificação não seja fácil demais, de modo que o grupo deva fazer algum esforço para cumprir a atividade. Identificadas as duplas, reúna os participantes em círculo.
Compartilhar: Conversem sobre o valor da mutualidade, destacando versículos bíblicos que mostrem como completamos uns aos outros. Orem em duplas.
3. Figuras reveladoras
Material: revistas que possam ser recortadas
Atividade: Verifique que haja número par de participantes e divida o grupo em duplas. Peça a cada participante para selecionar uma ou mais figuras que representem algum aspecto de sua vida e compartilhar a respeito com seu parceiro, entregando-lhe as ilustrações.
Quando todos estiverem prontos, reúna o grupo em círculo e dê oportunidade a cada um para apresentar o seu parceiro, utilizando-se das figuras.
4. Recordações da infância
Material: canetas, folhas de papel em branco
Atividade: Distribua entre os participantes folhas de papel e canetas. Cada um deve entrevistar alguém a sua escolha e colher dados sobre a infância: a brincadeira favorita, um aniversário inesquecível, o maior susto, o primeiro dia na escola, uma boa ação...
Oriente os participantes a entrevistarem alguém que não lhes seja familiar e não escrevam nome algum na folha. Terminado o tempo de entrevistas, reúna as folhas e leia uma por vez.
O grupo deve adivinhar de quem está se falando. O primeiro a acertar (excluídos o entrevistado e o entrevistador) ganha um prêmio (uma bala, um bombom, etc).
Compartilhar: A infância é um período de grande importância na formação do caráter (Provérbios 22.6).
5. Eu nunca
Material: grãos de feijão, um copo para cada participante; prêmio.
Atividade: Cada participante recebe um copo com cinco ou mais grãos de feijão. Determine por sorteio a pessoa que deve dar início à brincadeira. Ela vai mencionar algo que nunca fez ou não aconteceu com ela, mas que acredita que quase todos os demais já tenham feito ou passado (p.ex.: Eu nunca fui reprovado numa matéria). Cada pessoa que já passou por aquela experiência deve tirar um grão de feijão do seu copo. A brincadeira prossegue até que uma só pessoa ainda tenha feijão em seu copo. Aquele que não teve a oportunidade de passar por aquelas experiências, ganha o prêmio.
Gostou? Compartilhe nas suas redes sociais com os botões abaixo.

Nenhum comentário